• Agência Saber Multimídia

SESI oferece atividades educativas de graça pela internet




Diante da interrupção de aulas presenciais por causa da pandemia de coronavírus, o Serviço Social da Indústria (SESI) está colocando em sua plataforma educativa on-line mais de 17 mil objetos digitais de aprendizagem para que estudantes, educadores, pais e a população em geral possam aproveitar o período de isolamento social para aprimorar seus conhecimentos de forma divertida.

Os conteúdos são gratuitos e voltados a estudantes da Educação Básica, do infantil ao ensino médio, e envolvem áreas de aprendizado como matemática, ciências, geografia, português e história. A novidade pode ajudar a complementar o processo de educação em casa, já que muitas escolas estão aderindo à prática de educação a distância. 

Além disso, o site conta com objetos educacionais que podem auxiliar os professores na busca de atividades que seus alunos possam fazer de casa, como forma de complementar o conteúdo trabalhado remotamente. Dentre os objetos de aprendizagem disponibilizados há conteúdos adaptados para atender estudantes com necessidades especiais de visão e de audição. Para jogar durante a quarentena – A aba de jogos reúne mais de 100 opções de todas as áreas de conhecimento e para estudantes de todas as idades. Para os anos iniciais, são várias opções no formato “ligue os pontos”, brincadeiras de colorir, jogos para aprender ordens de grandeza (crescente e decrescente), regiões do Brasil e pontos cardeais.  Na parte de matemática, o destaque são os joguinhos de raciocínio lógico com dados, nos quais, ao observar o desenho de um dado aberto, o estudante precisa acertar como ele ficaria montado em cubo. Parece ser fácil, mas tem muito adulto que não consegue acertar. 

Na área de Ciências, os estudantes precisam arrastar com o mouse a resposta correta sobre as mudanças no estado físico da água, como forma de aprender sobre o ciclo hidrológico, analisando suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais ou locais. 

Há ainda o jogo do Esqueleto Humano, no qual os pequenos precisam mostrar no desenho onde ficam as partes que formam o nosso corpo, como coluna vertebral, crânio etc.

Para estudantes do ensino médio – São muitas opções, em todas áreas, com conteúdo também relacionado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Jogos que estimulam o raciocínio lógico e o empreendedorismo são alguns dos desafios que os visitantes vão encontrar.

Além dos jogos, a plataforma conta com infográficos, marcos geográficos e até com um planetário virtual, no qual é possível navegar, ver fotos e obter mais informações sobre cada planeta. Objetos de aprendizagem – Nessa aba, estudantes e professores têm acesso a testes e simuladores para checar seus conhecimentos. Um deles explica de forma lúdica a diferença entre "mas e mais". Também na aba de simuladores, é possível montar um átomo, por meio do software Monte seu átomo, para o usuário aprender mais sobre a teoria atômica. 


Acesse a plataforma - clique aqui! 

CENTRAL DE

ATENDIMENTOS

Goiânia
4002 6213
Demais Localidades
0800 642 1313

© FIEG 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | CRIADO POR AGÊNCIA SABER MULTIMÍDIA

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube