• Agência Saber Multimídia

Senai, UFG e parceiros entregam respiradores mecânicos recuperados

Hoje, segunda-feira (11/05), serão entregues à Secretaria Estadual de Saúde 15 ventiladores pulmonares consertados – equipamento essencial no tratamento de pacientes graves da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A estimativa é de que cada aparelho recuperado poderá atender até dez pessoas. A inciativa faz parte de uma ação integrada entre a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG), o Senai e o Instituto Federal de Goiás (IFG) para manutenção de respiradores de diversos hospitais do Estado.

Cerca de 40 técnicos voluntários das instituições trabalham no conserto dos 84 aparelhos que estavam em desuso, com diferentes níveis de danos. Além dos respiradores, também serão entregues cerca de 2 mil protetores faciais produzidos pela Escola Senai Vila Canaã, de Goiânia, em parceria com a UFG e a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer). Ao todo, serão confeccionadas 10 mil máscaras.

A entrega dos ventiladores pulmonares e dos protetores faciais será realizada na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, a partir das 15h30, e contará com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, do secretário da Saúde, Ismael Alexandrino Júnior, do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho.


Rede nacional de manutenção

Em outra frente de trabalho, o Senai Goiás também faz parte da rede nacional para manutenção de respiradores, com indústrias e instituições em 19 Estados. A Escola Senai Vila Canaã é um dos 39 pontos de unidades operacionais que estão recebendo esses ventiladores pulmonares para manutenção.

A rede voluntária para manutenção dos respiradores passou a operar no dia 30 de março e busca ampliar o número disponível desses aparelhos. Ao todo, 2,2 respiradores foram entregues nos pontos de manutenção distribuídos pelo Brasil. Desses, mais de 530 já foram consertados e entregues em perfeita operação. A iniciativa conta com participação de unidades do Senai e dos seguintes parceiros: ArcelorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Poli-USP, Jaguard Land Rover, Renault, Scania, Toyota e Vale. A ação tem apoio do Ministério da Saúde e da Economia, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin). Além de realizar a manutenção, o Senai treinou os funcionários dos parceiros.

CENTRAL DE

ATENDIMENTOS

Goiânia
4002 6213
Demais Localidades
0800 642 1313

© FIEG 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | CRIADO POR AGÊNCIA SABER MULTIMÍDIA

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube