• Agência Saber Multimídia

Nova Linha de Crédito - Pronampe - destinada às micro e pequenas empresas

Nova linha de crédito a micro e pequenas empresas com garantia de parte do recurso emprestado feita pelo governo federal foi publicado no Diário Oficial da União desta última terça-feira, 19, trata-se da Lei no 13.999/2020.

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), tem 85% dos recursos garantidos pela União e é mais uma tentativa da equipe econômica de tentar fazer com que o recurso chegue na ponta.

A nova linha de crédito prevê liberação de recursos de até 30% da receita bruta anual da empresa em 2019. O montante máximo do benefício é de 108 mil para microempresas e de 1,4 milhão para pequenas empresas.


O valor poderá ser dividido em até 36 parcelas. A taxa de juros anual máxima será igual à taxa Selic (atualmente em 3% ao ano ), acrescida de 1,25%. O projeto previa uma carência de oito meses para o pagamento do empréstimo, porém foi vetado pelo Presidente.


A linha de crédito com as garantias da União pode ser operada tanto pelos bancos públicos como pelos privados e poderá ser utilizada para pagamento de despesas, salários ou investimentos no negócio.

A linha de crédito se soma a outras duas iniciativas focadas para o financiamento de pequenos negócios durante a crise: o Fundo de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Fampe), que 80% do empréstimo é garantido pelo Sebrae, e as taxas de juros a partir de 1,19% e o Programa de Financiamento da Folha de Pagamento, em que o governo disponibilizou 34 bilhões de reais para empréstimos. Os recursos dessa última, com taxa fixa de 3,75%, só podem ser usados para pagar funcionários.

Informações: Assessoria Econômica/COTEC (claudiohenrique@sistemafieg.org.br).

CENTRAL DE

ATENDIMENTOS

Goiânia
4002 6213
Demais Localidades
0800 642 1313

© FIEG 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | CRIADO POR AGÊNCIA SABER MULTIMÍDIA

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube