• Agência Saber Multimídia

Alunos do Sesi brilham ao substituir álcool em gel por casca de laranja



No segundo projeto resultante de pesquisa exitosa com a laranja, cinco estudantes do ensino médio do Sesi Goiás foram vice-campeões do Torneio Sesi de Robótica Desafio Covid-19, competição de âmbito nacional.


Integrantes da equipe Titans LJ, do Sesi Planalto, de Goiânia, Bianca Cristina, Lorrany Cirqueira, Emanoelle Saldanha, Ryhan Kaick e Cauã Chiarella criaram o Limogel, composto à base da casca de laranja que substitui o álcool em gel, com vantagens como

não ressecar as mãos e evitar acidentes domésticos, como incêndios, que tiveram aumento de 60% desde o início da pandemia.

Um filtro sanitizante para vasos sanitários, criado pelo time do Sesi Birigui, de São

Paulo, venceu a disputa, cujo pódio foi fechado, em terceiro lugar, por estudantes

da Escola Coesi de Aracajú, Sergipe, ao desenvolver um sistema que utiliza a luz UV para a desinfecção de transportes privados.


Os inventos, que vão ao encontro das necessidades da população em meio à pandemia do novo coronavírus, já despertam interesse de várias empresas e investidores, segundo revelou o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), diretor-superintendente do Sesi e diretor geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, em reportagem especial sobre a premiação no Jornal Nacional, da Rede Globo, dia 24 de setembro.


O presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, comentou a conquista dos alunos do Sesi no artigo Corte no Sesi e Senai penaliza o Brasil, publicado segunda-feira (28) no jornal O Popular, em que critica a intenção do ministro da Economia, Paulo Guedes, de cortar recursos do Sistema S. “Isso é criatividade, inovação, ciência, é o futuro, que o governo não tem para oferecer e, a pretexto de fazer reforma tributária, quer acabar com uma canetada”, disse.


A mesma casca de laranja capaz de neutralizar a gordura do jamelão


Em junho, a equipe Titans LJ, do Sesi Planalto, já havia feito bonito no Prêmio Global Innovation Awards, como finalistas entre os 20 melhores do mundo. Os garotos, igualmente, criaram um composto com a casca da laranja capaz de neutralizar a gordura acumulada no asfalto pelo jamelão, fruto comum nas ruas de Goiânia, responsável pela ocorrência de mui-

tos acidentes, frequentemente mostrados em reportagens de noticiários de TV. Com o tema City Shaper na temporada 2019-2020 do Torneio de Robótica First Lego League, a equipe concorreu entre mais de 40 mil projetos de robótica de todo o planeta, com o desafio de ajudar a construir cidades cada vez melhores. Os partiipantes tiveram de propor soluções inovadoras reais para resolver problemas das grandes cidades, a exemplo desse de Goiânia.

CENTRAL DE

ATENDIMENTOS

Goiânia
4002 6213
Demais Localidades
0800 642 1313

© FIEG 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | CRIADO POR AGÊNCIA SABER MULTIMÍDIA

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube